O D20 é uma iniciativa pioneira que trouxe à tona as vozes das pessoas com deficiência no contexto do G20, destacando sua importância nos debates globais sobre economia, sociedade e política.
A Conferência foi realizada por 47 organizações nacionais e internacionais, incluindo a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, junto com o Instituto Jô Clemente e o Disability Rigths Fund.
Estiveram presentes, os autodefensores da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down: Pedro Petrucio e Samuel Sestaro. Nosso ex-presidente, Antônio Carlos Sestaro. Paloma Pediani, responsável pelo nosso advocacy. E as filiadas da FBASD: O Instituto Alana, o Instituto JNG, O Instituto Teatro Novo, e o Instituto Nosso Olhar.
O Projeto D20 foi criado para garantir a participação de pessoas com deficiência nas discussões e recomendações ao G20, com pontos debatidos com várias instituições nos últimos meses, a qual a FBASD faz parte e assina o documento final.
Samuel Sestaro, autodefensor da FBASD, é facilitador do Projeto no segmento de Educação e Cultura, onde pôde participar e finalizar duas recomendações que compõe o documento final. Além disso, Samuel foi responsável pela entrega desse documento tão importante à Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella. O documento está disponível para todos e pode ser acessado clicando aqui.
Você pode acessar a galeria de fotos do evento clicando aqui.
Com metodologias inclusivas e acessíveis, o D20 trabalhou para garantir que a agenda do G20 considerasse as perspectivas das pessoas com deficiência, promovendo debates transversais sobre inclusão, acessibilidade e direitos humanos.
Juntos construiremos um mundo mais justo e sustentável para todos!
Confira abaixo a transmissão da Conferência na íntegra:
Comments