Guia “Benefícios da Natureza no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes”, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Pediatria (Grupo de Trabalho Criança, Adolescente e Natureza), elaborado com a cooperação da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, do Instituto Alana, da CLICA (Coalizão pelo clima, crianças e adolescentes) e ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade).
O guia traz informações valiosas sobre como o modo de vida nas cidades, a urbanização, o confinamento e a falta de contato com a natureza, tem impacto na saúde física, saúde mental e no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Relata a importância da criança e do adolescente se relacionar constantemente com a Natureza, proporcionando melhor saúde, prevenção e controle de doenças crônicas, menor risco de dependência de álcool e drogas, além de fomentar criatividade, auto-confiança, e otimizar desenvolvimento neuropsicomotor.
A Dra. Ana Claudia Brandão, membro do Comitê Científico da FBASD, colaborou com o Guia, com um olhar para a criança com deficiência, representando a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Downn.
O brincar livre proporciona desenvolvimento e felicidade.
O brincar livre na Natureza traz ainda mais benefícios!
Criança com deficiência sabe brincar e necessita brincar. Na consulta pediátrica, vamos reservar um tempo para perguntar: quanto tempo a criança está brincando na Natureza?
Informar e engajar as famílias e seus filhos neste movimento é fundamental!
Confira abaixo o guia “Benefícios da Natureza no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes” na íntegra.
Comments